terça-feira, abril 15, 2008

Pessoas Perversas

Não sabia que havia gente assim

Comportamento perverso

(…)
O comportamento perverso é uma defesa maníaca que visa controlar angústias depressivas e persecutórias de experiências traumáticas; é uma passagem-ao-ato cujo roteiro rígido é escrupulosamente arquitetado é composto de atuações ativas de situações traumáticas passivas, o que permite ao sujeito tentar elaborar, sempre sem sucesso o que o leva a uma repetição ad infinitum, o retorno do real. É neste viés que Stoller(10) sugere que subjacente à atuação perversa existe um fantasma de vingança o qual é sustentado pela hostilidade. Graças a este expediente, o traumatismo infantil é transformado em triunfo. Ocorre, pois, uma inversão de papeis: o sujeito age ativamente lá onde sofreu passivamente. Acredita com isto evitar o retorno, sempre brutal e desagregador, daquilo que permaneceu petrificado no interior e que poderia causar, como é o caso nas psicoses, uma dissociação do psiquismo. “O ato perverso, escreve Stoller, é uma cura momentânea”.

(Um parêntese: as considerações feitas até aqui conferem à clínica da perversão contornos bem específicos. A escuta do perverso nos afeta transferencialmente de uma outra forma que o faz a escuta do neurótico. Acompanhá-lo pela tortuosa trilha de sua sexualidade pré-gential, agüentar a monotonia da repetição dos pontos de fixação da libido e suas atuações que revelam o caráter infantil de sua sexualidade, suportar o ódio que aparece na transferência sob forma de agressividade, de desprezo e desdém pelo trabalho e pela capacidade do profissional, tudo isto requer do analista uma disposição particular.

Traumatismo e humilhação(12): eis os ingredientes fundamentais da perversão. Humilhando o traumatismo é vencido. Humilhando, submetendo o outro ao seu cenário perverso, este outro é desumanizado e transformado em objeto (fetiche). Com isto evita-se, igualmente, a intimidade que é fantasiada pelo perverso como ameaçadora pois este último, não estando no registro da neurose – pelo menos quando orquestrando seu cenário –desconhece o amor tão necessário para proteger o parceiro, via fantasia, da componente do sexual perverso presente em todo sujeito castrado .

Fundamentalmente, é a questão da alteridade que está em jogo na perversão: o outro, o diferente e, num segundo momento, o outro sexo (a diferença anatômica dos sexos), aquele que não pensa como eu e assim por diante, tudo isto remete à castração, ao limite, que, no caso do perverso, foi gerenciada pelo mecanismo da recusa. É contra esta ameaça fundamental que o cenário perverso foi criado. Por outro lado, a organização perversa, como aliás toda organização psíquica, tem a função essencial de manter o sentimento de identidade.

Podemos, então, pensar que é na maneira particular de lidar com o retorno do real, que encontraremos a especificidade da perversão. Não ocorre um delírio pois o nome do pai não foi forcluído mas por haver o Ich Spaltung ocorre um “choque” que produz uma paralisia: o ponto de êxtase.

Retornamos, com isto, o objeto central deste texto: o ponto de êxtase, que passa a ser descrito como uma brecha através da qual a castração é vislumbrada. Se isto ocorre é porque o mecanismo da recusa não cumpre seu papel, deixando inoperante o processo de divisão do ego. A mediação fantasmática, tão necessária para uma montagem "aceitável" que dê vazão à moções pulsionais perversas, não mais é possível e o sujeito, uma vez mais, se vê face àquilo que vem sucessivamente negando: a castração. A solução para enfrentar a angústia daí advinda e, uma vez mais, negar a castração é, já dissemos, criar um cenário onde ele possa agir ativamente o que sofreu passivamente.

Na montagem de seu cenário, o perverso não escolhe seus parceiros por acaso. Escolhe justamente aqueles nos quais pode impor sua “imaginação erótica“(14). Uma tal imposição só é possível porque o parceiro escolhido é capaz de oferecer-se, via sujeito perverso, como objeto de gozo do Outro. O perverso desencadeia algo na dinâmica psíquica de seu parceiro que o remete a uma experiência arcaica eminentemente traumática. Em um après-coup, o sujeito revive uma experiência real paralisante, pois produtora de uma verdade insuportável.

Para o perverso o horror produzido no outro, e que o faz gozar, testemunha o seu triunfo sobre a castração, sobre o limite, sobre a lei, pois ele foi capaz de detectar o tipo de ação que desperta no outro o ponto extático e o subjuga. A “cura momentânea” se produz e, mais uma vez, ele crê deter um ‘saber como se goza’, o que lhe confere a sensação de tudo poder.
[...]

mais aqui: O GOZO EXTÁTICO DO EXPECTADOR DE UMA CENA PERVERSA

6 comentários:

Anónimo disse...

Olá! I Wangbu. Estou das Filipinas. Você tem um belo blog. Estou tão feliz de visita.

Anónimo disse...

Meu namorado quase ex , é de uma pervesidade sem limites eu mesma mandei um email pra ele dizendo assim "
Vou orar pra vc nao durar muito nao, um espirito maligno igual ao seu DEus tem q tirar desse mundo o mais rapido possivel.

Mandei ao escutar as maldades que ele falava que ia fazer a mim.
Adorei Seu blogue amiga, nota 10 pra vc. Estás a ajudar muita gente. Que Deus te abençoe...

ansiosa disse...

Ainda bem que ajuda.
Eu tb precisei muito de ajuda para tentar perceber porque há pessoas assim!?São doentes deviam procurar tratamento.
Comecei a ler e a interessar-me por estes assuntos.
Se não estás satisfeita só tu podes mudar e procurar a tua satisfação.
OBRIGADA pelo teu comentário e desejo-te toda a sorte do mundo.

Anónimo disse...

Muito boa a tua colocação. Uma bibliografia solida e consistente. O assunto é mesmo muito delicado e pouco discutido.Certamente é valioso esse teu espaço para esclarecimento de duvidas infinitas. Parabéns!

ansiosa disse...

De facto, assim é.
Essencialmente esta pesquisa e procura de informação foi para me ajudar a mim própria.
Obrigada pela presença.
Ansiosa

Unknown disse...

PASSEI POR ISTO E FUI PREVENTIVA
VEJA MEU BLOG:
"BLOG MULHERES FORTES LONGE DE HOMENS CHUPINS"
UMA HISTÓRIA QUE QUSE CABAOU MAL E GRAÇAS À MINHA FORÇA CONSEGUI ME SUPERAR.
SUGADORES, MENTIROSOS(DISSIMULADOS) E QUASE ESPANCADORES.
DÊ STE EXEMPLO: SAIA DETA FRIA ANTES DE SEJA TARDE!
http://pravocemulheratual.blogspot.com